sexta-feira, 11 de março de 2011

Ideia para mutual: feira do livro

Olá, para todas as amigas do blog. Quero dizer que estou feliz pelo blog estar crescendo, vi que várias pessoas consultam o site, e sou muito feliz por poder passar um pouquinho do que fazemos. Como disse a Pryscilla, não é fácil ter tanta ideia, mas compartilhando ideias e vendo as de outros, fica muito mais fácil.

Tive uma preocupação grande hoje: meu irmão está servindo missão em Japão Nagoya, que susto este terremoto! Algumas pessoas falaram comigo sobre como estavam as coisas, mas a região dele é mais pro sul, e felizmente está td bem com ele com os demais missionários de Nagoya, o escritório falou rapidinho com a gente e confirmou, ainda bem!

Vamos lá: particularmente sou fã de artes e cultura, e também adoro ler. Achamos importante que nossas moças tomem gosto pela leitura e por isso fizemos uma mutual chamada feira do livro, que pode perfeitamente ser adaptada a uma meta de conhecimento do progresso pessoal. Nào tenho fotos dessa, mas enchemos nossa sala de livros, montando tipo uma exposição, de vários tipos: ficção, aventura, romance, culinária, viagens, clássicos e literatura da igreja (levei alguns meus, emprestei outros, todo mundo pode colaborar). Levei alguns cobertores e almofadas para ficar mais aconchegante e deixamos as cadeiras de lado.

Primeiro, falamos sobre a importância da leitura. Porque é importante lermos para conhecermos nossa língua e vocabulário, adquirirmos conhecimento das coisas e termos fluência. Também lembramos que cada pessoa tem um gosto, e que devemos buscar aquilo que nos traz desejo de aprender, para que a leitura se torne algo prazeroso.

Em seguida, fiz uma brincadeira: levei algumas sinopses de livros em cartões para elas lerem, e depois de ler discutir se gostavam ou não, ou se tinham desperado interesse no assunto. O objetivo é para elas descobrirem o que mais gostam. Depois, no verso, havia no verso o nome do livro e sua categoria, assim como sugestões. As sinopses seguem abaixo:

Sinopse 1
A história da jovem guerreira Nihal - única sobrevivente da devastação imposta pelo Tirano à raça de semi-elfos. Criada por um armeiro e envolta pelo mistério de nunca ter conhecido sua mãe.

A vida da jovem muda quando a torre onde vive é invadida e ela presencia a morte de Livon, o homem que a criou e que tanto amou. Disposta a vingar o extermínio de seu povo e a proteger os inocentes das tropas do tirano, Nihal decide tornar-se uma guerreira de verdade. Ela sabia que a invasão da Terra do Vento era mera questão de tempo, pois a guerra do Tirano já havia conquistado cinco das oito Terras Livres do Mundo Emerso. Para isso, a jovem se prepara estudando magia e treinando com afinco na Academia da Ordem dos Cavaleiros de Dragão da Terra do Sol. Nihal conta com sua infalível espada de cristal negro, forjada por Livon, o melhor armeiro da região, e com o inestimável apoio do seu fiel amigo Senar, o mais jovem integrante do Conselho dos Magos.

Em sua busca, ela encontra ainda o amor pelo cavaleiro Fen e os ensinamentos do mestre Ido. A jovem Nihal enfrenta o preconceito dos homens e a dificuldade de lidar com sua feminilidade. A semi-elfo esforça-se ainda para encontrar uma razão para lutar que não seja somente a vingança. Ela chega a abandonar a guerra a fim de conhecer a vida em paz num povoado livre. Conhece a felicidade de viver sem rancor no coração, mas volta aos campos de batalha. Seu destino já estava escrito havia muito tempo.

Livro: A Garota da Terra do Vento, primeiro volume da coleção Crônicas do Mundo Emerso (5 volumes).
Este livro é uma ficção / aventura, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de As crônicas de Nárnia, Coleção Harry Potter, Coleção Artemis Fowl.
Sinopse 2
ELES SÃO ENCRENQUEIROS, E MESMO ASSIM NÓS OS AMAMOS
Rapaz, e eu que pensava que meu cachorro era encrenqueiro.
Desde que publiquei uma despedida para meu companheiro de treze anos, Marley, o neurótico e incorrigível labrador retriever, meu correio eletrônico mais parece um programa de TV: "Cachorros encrenqueiros — e os humanos que os adoram".
Agora sei que errei ao classificar Marley como a criatura mais encrenqueira do mundo. Uma das respostas típicas dizia mais ou menos o seguinte: "o seu cachorro não pode ter sido o pior, porque o MEU é muito pior". E para provar esse ponto de vista todos me forneceram narrativas detalhadas sobre sofás retalhados, armários invadidos e ataques-surpresa cheios de baba.
Sandy Chanoff, de Abington, contou: "Alex era o que chamávamos de ‘labrador animado’ com um pouco de déficit de atenção. Ele comeu quase todos os meus sapatos de couro, livros e até o carpete. Sempre nos recebia na porta com alguma coisa na boca, e ficava pulando como se não nos visse há anos. Com o rabo ele derrubava tudo o que estivesse em cima da mesinha de centro. A propósito: nós também fomos expulsos do curso de treinamento". Vocês também, hãn?
Gracie, uma golden retriever que pertence a Lynne Major e Lynn Lampman, de Drexel Hill, conseguiu conquistar o diploma — e ficou tão excitada que se pôs a pular até destruí-lo. Lynne disse: "Ela é adorável, mas também é meio maluquinha".
(...)
Mesmo assim.
Supõe-se que os pais devam preparar as crianças para o mundo exterior, torná-las fortes e independentes. Então, por que estou me sentindo abandonado pelo fato de ninguém mais precisar de mim para amarrar os sapatos?
Meu amigo Joe Schwerdt, que tem três meninos, confessou que sentia o mesmo aperto. Seu filho mais novo, Andrew, será o último da família a participar da Liga Infantil de Beisebol, e pai e filho estão treinando. Mas cada jogada com a bola é uma lembrança de que aquilo logo irá acabar.
— Ele é meu último menino e pretendo aproveitar sua infância enquanto puder — disse meu amigo em uma de suas cartas. — Já estou com medo do dia em que ele fizer 13 anos e descobrir de repente a diferença de gerações, deixar a bola de lado e passar a andar com os fones de ouvido colados na cabeça.
Neste final de ano quero apenas um presente. Que a minha menininha consiga aproveitar o último Natal mágico de sua infância — que consiga ter mais um ano de encantamento, que consiga acreditar em duendes e renas sem outro propósito na vida além de espalhar generosidade e alegria.
Quando chegar a manhã de Natal, estarei acordado antes do amanhecer, com a filmadora na mão, para filmar o rosto de minha filha enquanto ela corre para verificar o prato de biscoitos. Aposto que o Papai Noel terá comido todos eles.
 
Trecho do Livro: Cachorros Encrenqueiros Se Divertem Mais, mesmo autor de Marley e Eu.
Este livro é de contos e crônicas, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Meu barco e Eu, Marley e Eu.
Sinopse 3
Todos nós sonhamos em ter sucesso na profissão, encontrar um amor, garantir um futuro melhor para os filhos, viver bem financeiramente, viajar, engajar-nos em uma causa social, ter saúde e amigos. Mas, em geral, nos entregamos à rotina e nos rendemos aos obstáculos.

Este livro ajuda o leitor a resgatar a capacidade de sonhar e empreender mudanças objetivas para realizar seus
projetos. César Souza apresenta um passo-a-passo para tirar os sonhos da cabeça e torná-los realidade; além de 50 exemplos de realizadores de sonhos brasileiros, desde empresários e celebridades até uma barraqueira da praia e um taxista. A primeira versão do livro vendeu mais de 150 mil exemplares. Esta nova edição é atualizada para os novos tempos e conta com capí­tulos e dados inéditos.


Livro: Você é do tamanho de seus sonhos.
Este livro é de auto-ajuda, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Quem mexeu no meu queijo, Pai Rico Pai Pobre, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Treinando a Emoção para ser Feliz, nunca desista de seus sonhos.
Sinopse 4
Detalhes da a exaustiva rotina de trabalho e as maiores e inesperadas dificuldades que surgiram pelo caminho. Em tom pessoal, são narradas as passagens mais emocionantes da viagem, bem como as sensações de quem vive a oportunidade única de dar uma volta ao mundo. Para quem viu, o livro contém tudo o que as câmeras nem sempre puderam captar. Para quem perdeu as matérias da tevê, é a chance de conferir o registro de uma deliciosa maratona pelos cinco continentes, sob a ótica do autor, que escreve com bom humor sobre, por exemplo, os trajetos intermináveis (24 horas de avião do Uzbequistão à Ucrânia), as "roubadas" antológicas (levar 130 quilos de bagagem pela escada, num hotel sem elevador da Austrália), as noites de ansiedade (na vã esperança de enviar reportagens ao Brasil por um provedor de internet queniano) e as experiências de risco (comer ovo de pato fecundado, nas Filipinas), entre outras aventuras.
 
Livro: A fantástica volta ao mundo.
Este livro é da categoria viagens e turismo, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de guia michelíndio, 1000 lugares para conhecer antes de morrer, todos os guias de viagem nacionais e internacionais.


Sinopse 5
Quando se evoca a grandeza do antigo Egito, um nome vem imediatamente á memória: Ramsés, que reinou durante mais de sessenta anos. Por agora, Ramsés tem apenas 14 anos; seu pai, Séthi, faraó venerado pelo povo, fez do Egito o mais poderoso império do mundo
Ao recriar a grandiosidade e o mistério dos tempos antigos, retrata, como nunca se fez antes, o magnífico faraó Ramsés, cujo reinado se encontra talhado em esculturas colossais. Pertencente à XIX dinastia do Egito Antigo, Ramsés soube cultivar a sabedoria, a justiça e a prosperidade. Abençoado por Sethi e amado pelo povo, ele reinou por mais de 60 anos às margens do Nilo, a terra do misticismo e do encantamento.

Livro: Ramsés, o filho da luz, primeiro volume da coleção Ramsés (5 volumes).
Este livro é da categoria romance histórico / aventura, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Anjos e Demônios, o código da Vinci, Labirinto.
Sinopse 6
Bruno não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. Fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Livro: O menino do pijama listrado
Este livro é da categoria romance histórico / ficção, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de o caçador de pipas, a menina que roubava livros e a cidade do sol.
Sinopse 7
Há mais fenômenos na cozinha do que pode imaginar nossa vã (e deliciosa) gastronomia. Mas não são fruto do acaso nem passe de mágica: na verdade, resultam de importantes e às vezes complexas reações químicas. A cozinha é, portanto, um divertido laboratório científico, e conhecê-lo em detalhes pode ser uma viagem fascinante.  O livro revela os grandes segredos da química culinária através de muita criatividade, humor e conhecimento científico.
Livro: Um cientista na cozinha
Este livro é da categoria culinária, e se vc gostou deste estilo, jamie olivier, deliciosos e disfarçados, 100 receitas de patisseria, livros de receitas em geral.

Por fim, dei de presente um marcador de página para cada uma, com algumas dicas leitura, e deixamos as moças lerem e folharem os livros que levamos. Vocês podem criar seu marcador como preferirem e o texto está abaixo.

Idéias para aprender a gostar de ler
  1. Ir às livrarias – Procure entrar somente para passear, procure assuntos que mais interessam a você, sempre existe um livro que vai acabar chamando a sua atenção.
  2. Ir à biblioteca - Nem todo mundo tem dinheiro para comprar livros toda semana. Mas uma biblioteca tem uma quantidade enorme de livros à disposição. De graça. Apesar de escolas e faculdades possuírem em sua maioria livros didáticos.
  3. Associavar a leitura a passeios e coisas divertidas – Uma ida à livraria ou à biblioteca ser acompanhada sempre de um sorvete, uma passada na pastelaria, enfim, não precisa ser nada muito complicado. A leitura deve estar ligada a atividades prazerosas já que também é uma.
  4. Não tinham preconceito quanto a gibis - As histórias em quadrinhos são ótimas maneiras de iniciar à leitura. Embora sejam uma forma de arte diferenciada, habituam à palavra escrita.
  5. Ir ao cinema ou ver um filme – O cinema é uma das portas de entrada para a literatura. Não deixem de conhecer mais sobre o assunto ou história do filme que você viu. 
  6. Imaginar - ao começar a ler não tenha pressa, leia devagar e atentamente, e tente imaginar cada pedacinho da história, como são os personagens, o lugar onde ela se passa, monte vc o cenário da sua história!
  7. Leia os livros que você GOSTA – Tudo que é feito por obrigação não dá certo. Coisas feitas contra a vontade causam trauma. E, depois, mesmo que seja a mais prazerosa das atividades, mais tarde você vai associá-la com sentimentos ruins e se recusar a fazê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sexta-feira, 11 de março de 2011

Ideia para mutual: feira do livro

Olá, para todas as amigas do blog. Quero dizer que estou feliz pelo blog estar crescendo, vi que várias pessoas consultam o site, e sou muito feliz por poder passar um pouquinho do que fazemos. Como disse a Pryscilla, não é fácil ter tanta ideia, mas compartilhando ideias e vendo as de outros, fica muito mais fácil.

Tive uma preocupação grande hoje: meu irmão está servindo missão em Japão Nagoya, que susto este terremoto! Algumas pessoas falaram comigo sobre como estavam as coisas, mas a região dele é mais pro sul, e felizmente está td bem com ele com os demais missionários de Nagoya, o escritório falou rapidinho com a gente e confirmou, ainda bem!

Vamos lá: particularmente sou fã de artes e cultura, e também adoro ler. Achamos importante que nossas moças tomem gosto pela leitura e por isso fizemos uma mutual chamada feira do livro, que pode perfeitamente ser adaptada a uma meta de conhecimento do progresso pessoal. Nào tenho fotos dessa, mas enchemos nossa sala de livros, montando tipo uma exposição, de vários tipos: ficção, aventura, romance, culinária, viagens, clássicos e literatura da igreja (levei alguns meus, emprestei outros, todo mundo pode colaborar). Levei alguns cobertores e almofadas para ficar mais aconchegante e deixamos as cadeiras de lado.

Primeiro, falamos sobre a importância da leitura. Porque é importante lermos para conhecermos nossa língua e vocabulário, adquirirmos conhecimento das coisas e termos fluência. Também lembramos que cada pessoa tem um gosto, e que devemos buscar aquilo que nos traz desejo de aprender, para que a leitura se torne algo prazeroso.

Em seguida, fiz uma brincadeira: levei algumas sinopses de livros em cartões para elas lerem, e depois de ler discutir se gostavam ou não, ou se tinham desperado interesse no assunto. O objetivo é para elas descobrirem o que mais gostam. Depois, no verso, havia no verso o nome do livro e sua categoria, assim como sugestões. As sinopses seguem abaixo:

Sinopse 1
A história da jovem guerreira Nihal - única sobrevivente da devastação imposta pelo Tirano à raça de semi-elfos. Criada por um armeiro e envolta pelo mistério de nunca ter conhecido sua mãe.

A vida da jovem muda quando a torre onde vive é invadida e ela presencia a morte de Livon, o homem que a criou e que tanto amou. Disposta a vingar o extermínio de seu povo e a proteger os inocentes das tropas do tirano, Nihal decide tornar-se uma guerreira de verdade. Ela sabia que a invasão da Terra do Vento era mera questão de tempo, pois a guerra do Tirano já havia conquistado cinco das oito Terras Livres do Mundo Emerso. Para isso, a jovem se prepara estudando magia e treinando com afinco na Academia da Ordem dos Cavaleiros de Dragão da Terra do Sol. Nihal conta com sua infalível espada de cristal negro, forjada por Livon, o melhor armeiro da região, e com o inestimável apoio do seu fiel amigo Senar, o mais jovem integrante do Conselho dos Magos.

Em sua busca, ela encontra ainda o amor pelo cavaleiro Fen e os ensinamentos do mestre Ido. A jovem Nihal enfrenta o preconceito dos homens e a dificuldade de lidar com sua feminilidade. A semi-elfo esforça-se ainda para encontrar uma razão para lutar que não seja somente a vingança. Ela chega a abandonar a guerra a fim de conhecer a vida em paz num povoado livre. Conhece a felicidade de viver sem rancor no coração, mas volta aos campos de batalha. Seu destino já estava escrito havia muito tempo.

Livro: A Garota da Terra do Vento, primeiro volume da coleção Crônicas do Mundo Emerso (5 volumes).
Este livro é uma ficção / aventura, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de As crônicas de Nárnia, Coleção Harry Potter, Coleção Artemis Fowl.
Sinopse 2
ELES SÃO ENCRENQUEIROS, E MESMO ASSIM NÓS OS AMAMOS
Rapaz, e eu que pensava que meu cachorro era encrenqueiro.
Desde que publiquei uma despedida para meu companheiro de treze anos, Marley, o neurótico e incorrigível labrador retriever, meu correio eletrônico mais parece um programa de TV: "Cachorros encrenqueiros — e os humanos que os adoram".
Agora sei que errei ao classificar Marley como a criatura mais encrenqueira do mundo. Uma das respostas típicas dizia mais ou menos o seguinte: "o seu cachorro não pode ter sido o pior, porque o MEU é muito pior". E para provar esse ponto de vista todos me forneceram narrativas detalhadas sobre sofás retalhados, armários invadidos e ataques-surpresa cheios de baba.
Sandy Chanoff, de Abington, contou: "Alex era o que chamávamos de ‘labrador animado’ com um pouco de déficit de atenção. Ele comeu quase todos os meus sapatos de couro, livros e até o carpete. Sempre nos recebia na porta com alguma coisa na boca, e ficava pulando como se não nos visse há anos. Com o rabo ele derrubava tudo o que estivesse em cima da mesinha de centro. A propósito: nós também fomos expulsos do curso de treinamento". Vocês também, hãn?
Gracie, uma golden retriever que pertence a Lynne Major e Lynn Lampman, de Drexel Hill, conseguiu conquistar o diploma — e ficou tão excitada que se pôs a pular até destruí-lo. Lynne disse: "Ela é adorável, mas também é meio maluquinha".
(...)
Mesmo assim.
Supõe-se que os pais devam preparar as crianças para o mundo exterior, torná-las fortes e independentes. Então, por que estou me sentindo abandonado pelo fato de ninguém mais precisar de mim para amarrar os sapatos?
Meu amigo Joe Schwerdt, que tem três meninos, confessou que sentia o mesmo aperto. Seu filho mais novo, Andrew, será o último da família a participar da Liga Infantil de Beisebol, e pai e filho estão treinando. Mas cada jogada com a bola é uma lembrança de que aquilo logo irá acabar.
— Ele é meu último menino e pretendo aproveitar sua infância enquanto puder — disse meu amigo em uma de suas cartas. — Já estou com medo do dia em que ele fizer 13 anos e descobrir de repente a diferença de gerações, deixar a bola de lado e passar a andar com os fones de ouvido colados na cabeça.
Neste final de ano quero apenas um presente. Que a minha menininha consiga aproveitar o último Natal mágico de sua infância — que consiga ter mais um ano de encantamento, que consiga acreditar em duendes e renas sem outro propósito na vida além de espalhar generosidade e alegria.
Quando chegar a manhã de Natal, estarei acordado antes do amanhecer, com a filmadora na mão, para filmar o rosto de minha filha enquanto ela corre para verificar o prato de biscoitos. Aposto que o Papai Noel terá comido todos eles.
 
Trecho do Livro: Cachorros Encrenqueiros Se Divertem Mais, mesmo autor de Marley e Eu.
Este livro é de contos e crônicas, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Meu barco e Eu, Marley e Eu.
Sinopse 3
Todos nós sonhamos em ter sucesso na profissão, encontrar um amor, garantir um futuro melhor para os filhos, viver bem financeiramente, viajar, engajar-nos em uma causa social, ter saúde e amigos. Mas, em geral, nos entregamos à rotina e nos rendemos aos obstáculos.

Este livro ajuda o leitor a resgatar a capacidade de sonhar e empreender mudanças objetivas para realizar seus
projetos. César Souza apresenta um passo-a-passo para tirar os sonhos da cabeça e torná-los realidade; além de 50 exemplos de realizadores de sonhos brasileiros, desde empresários e celebridades até uma barraqueira da praia e um taxista. A primeira versão do livro vendeu mais de 150 mil exemplares. Esta nova edição é atualizada para os novos tempos e conta com capí­tulos e dados inéditos.


Livro: Você é do tamanho de seus sonhos.
Este livro é de auto-ajuda, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Quem mexeu no meu queijo, Pai Rico Pai Pobre, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Treinando a Emoção para ser Feliz, nunca desista de seus sonhos.
Sinopse 4
Detalhes da a exaustiva rotina de trabalho e as maiores e inesperadas dificuldades que surgiram pelo caminho. Em tom pessoal, são narradas as passagens mais emocionantes da viagem, bem como as sensações de quem vive a oportunidade única de dar uma volta ao mundo. Para quem viu, o livro contém tudo o que as câmeras nem sempre puderam captar. Para quem perdeu as matérias da tevê, é a chance de conferir o registro de uma deliciosa maratona pelos cinco continentes, sob a ótica do autor, que escreve com bom humor sobre, por exemplo, os trajetos intermináveis (24 horas de avião do Uzbequistão à Ucrânia), as "roubadas" antológicas (levar 130 quilos de bagagem pela escada, num hotel sem elevador da Austrália), as noites de ansiedade (na vã esperança de enviar reportagens ao Brasil por um provedor de internet queniano) e as experiências de risco (comer ovo de pato fecundado, nas Filipinas), entre outras aventuras.
 
Livro: A fantástica volta ao mundo.
Este livro é da categoria viagens e turismo, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de guia michelíndio, 1000 lugares para conhecer antes de morrer, todos os guias de viagem nacionais e internacionais.


Sinopse 5
Quando se evoca a grandeza do antigo Egito, um nome vem imediatamente á memória: Ramsés, que reinou durante mais de sessenta anos. Por agora, Ramsés tem apenas 14 anos; seu pai, Séthi, faraó venerado pelo povo, fez do Egito o mais poderoso império do mundo
Ao recriar a grandiosidade e o mistério dos tempos antigos, retrata, como nunca se fez antes, o magnífico faraó Ramsés, cujo reinado se encontra talhado em esculturas colossais. Pertencente à XIX dinastia do Egito Antigo, Ramsés soube cultivar a sabedoria, a justiça e a prosperidade. Abençoado por Sethi e amado pelo povo, ele reinou por mais de 60 anos às margens do Nilo, a terra do misticismo e do encantamento.

Livro: Ramsés, o filho da luz, primeiro volume da coleção Ramsés (5 volumes).
Este livro é da categoria romance histórico / aventura, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de Anjos e Demônios, o código da Vinci, Labirinto.
Sinopse 6
Bruno não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. Fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Livro: O menino do pijama listrado
Este livro é da categoria romance histórico / ficção, e se vc gostou deste estilo, pode também gostar de o caçador de pipas, a menina que roubava livros e a cidade do sol.
Sinopse 7
Há mais fenômenos na cozinha do que pode imaginar nossa vã (e deliciosa) gastronomia. Mas não são fruto do acaso nem passe de mágica: na verdade, resultam de importantes e às vezes complexas reações químicas. A cozinha é, portanto, um divertido laboratório científico, e conhecê-lo em detalhes pode ser uma viagem fascinante.  O livro revela os grandes segredos da química culinária através de muita criatividade, humor e conhecimento científico.
Livro: Um cientista na cozinha
Este livro é da categoria culinária, e se vc gostou deste estilo, jamie olivier, deliciosos e disfarçados, 100 receitas de patisseria, livros de receitas em geral.

Por fim, dei de presente um marcador de página para cada uma, com algumas dicas leitura, e deixamos as moças lerem e folharem os livros que levamos. Vocês podem criar seu marcador como preferirem e o texto está abaixo.

Idéias para aprender a gostar de ler
  1. Ir às livrarias – Procure entrar somente para passear, procure assuntos que mais interessam a você, sempre existe um livro que vai acabar chamando a sua atenção.
  2. Ir à biblioteca - Nem todo mundo tem dinheiro para comprar livros toda semana. Mas uma biblioteca tem uma quantidade enorme de livros à disposição. De graça. Apesar de escolas e faculdades possuírem em sua maioria livros didáticos.
  3. Associavar a leitura a passeios e coisas divertidas – Uma ida à livraria ou à biblioteca ser acompanhada sempre de um sorvete, uma passada na pastelaria, enfim, não precisa ser nada muito complicado. A leitura deve estar ligada a atividades prazerosas já que também é uma.
  4. Não tinham preconceito quanto a gibis - As histórias em quadrinhos são ótimas maneiras de iniciar à leitura. Embora sejam uma forma de arte diferenciada, habituam à palavra escrita.
  5. Ir ao cinema ou ver um filme – O cinema é uma das portas de entrada para a literatura. Não deixem de conhecer mais sobre o assunto ou história do filme que você viu. 
  6. Imaginar - ao começar a ler não tenha pressa, leia devagar e atentamente, e tente imaginar cada pedacinho da história, como são os personagens, o lugar onde ela se passa, monte vc o cenário da sua história!
  7. Leia os livros que você GOSTA – Tudo que é feito por obrigação não dá certo. Coisas feitas contra a vontade causam trauma. E, depois, mesmo que seja a mais prazerosa das atividades, mais tarde você vai associá-la com sentimentos ruins e se recusar a fazê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário