quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ideia para gincana: Rumo a Terra Prometida

Esta atividade preparamos, digo presidentes de rapazes e moças da minha ala, para a conferência de jovens da nossa estaca que foi no carnaval. É claro, foi a maior loucura, algumas confusões (como toda gincana com provas) mas, deu certo. A ideia foi contar um pouco sobre a história de Leí, com foco de que ele saiu de Jerusalém uma cidade iníqua na época, para a Terra Prometida, um local mais santo.

Infelizmente, fiquei coordenando a atividade e faltaram as fotos, mas, todo roteiro está aí:

A gincana se chama “Rumo a Terra Prometida”. São 6 provas realizadas ao mesmo tempo por todas as equipes, e cada equipe deverá ter um líder responsável, onde ele irá instruir as tarefas, tirar dúvidas e verificar se eles estão seguindo as regras.

Não poderão ser usadas as escrituras, e cada prova terá uma duração máxima de 10 min, que, caso a equipe complete antes, eles podem acumular tempo para a prova seguinte, mas caso termine o tempo, eles devem deixar como está e seguir à próxima prova.

As provas seguirão esta ordem:

01 - Quiz da história de Leí - questionário para a equipe responder
Providências: questionários impressos (no modelo mais abaixo, é só tirar as respostas) e canetas;

02 - O sonho de Leí - A equipe deverá fazer um desenho com legendas, com a maior quantidade de símbolos do sonho de Leí, ganharão pontos cada símbolo lembrado, assim como o melhor desenho será votado pela liderança.
Providências: Cartolina e pincel atômico;

03 - Néfi é amarrado por seus irmão no deserto - Neste momento Néfi pede ajuda ao Senhor, que desata os nós feitos por seus irmãos. Um dos membros da equipe será amarrado e a equipe será as mãos do Senhor e deverá desamarrá-lo o mais rápido possível. Obs. O objetivo da prova não a pessoa se soltar, mas desamarrar os nós, se for feito diferente, a equipe não ganha a pontuação.
Providências: Barbante ou Corda (pode ser tipo sisal, a mais barata e que machuque pouco, não se deve apertar a pessoa para não machucar, afinal se eles cortarem a corda, a equipe perda a prova);

04 - O aparecimento da Liahona - quando a Liahona surge no deserto, ela se torna um instrumento de orientação, uma bússola rumo a terra prometida. A prova será usar as coordenadas de uma bússola para encontrar 3 fitas com as cores das equipes para seguirem a prova.
Providências: 6 bússolas simples (se indicar apenas os 4 pontos cardeais, é suficiente). Comprei estes chaveiros com preço de R$ 2,00.



05 - A construção do barco para a viagem - Néfi recebe uma revelação de construir um barco para levar sua família à Terra Prometida. A equipe deverá construir um barco e este deverá atravessar a piscina de uma a outra borda, que representa o oceano por onde sua família passou.
Providências: Palitos de sorvete e/ou churrasco, barbante, canudos e bexigas. Se eles tiverem objetos nos quartos que ajudem na montagem, eles poderão usá-los, mas nenhum líder poderá fornecer materiais (isso inclui os líderes das alas).

06 - Chegada à Terra Prometida - Após toda a jornada, podemos lembrar de toda história registrada por Néfi desta viagem. A equipe tem o desafio de adivinhar momentos desta história através de mímica de pessoas, lugares e objetos relacionados ao contexto, que incluem não só momentos considerados nas provas, mas outras passagens das escrituras também.
Providências: sem providências extras;

Eis o roteiro da atividade:


RUMO À TERRA PROMETIDA – A HISTÓRIA DE LEÍ

Esta gincana testará seus conhecimentos e habilidades referentes a História de Leí, que foi um homem fiel e obediente ao Senhor, e por isso, ele, que estava em Jerusalém, uma terra que vivia um momento de grande iniquidade e sem santidade, aceitou a revelação da dada pelo Senhor de partir em viagem à uma nova terra prometida, um lugar mais santo para sua família.

A primeira prova será um este questionário com diversos fatos de toda a história. As demais provas terão sempre um tema, seguindo a ordem cronológica da história, que se descoberto pela equipe, darão 20 pontos extras, e logo em seguida, a prova com sua determinada pontuação. Cada prova poderá ter NO MÁXIMO a duração de 10 min. Caso a equipe não complete a prova, ela passará à etapa seguinte. Caso ela conclua antes do tempo determinado, ela acumulará este tempo à próxima prova, até a finalização. A equipe que encerrar primeiro também ganhará 30 pontos extras por concluir rapidamente o trajeto. NÃO é permitido usar as escrituras e caso as regras de cada prova não sejam seguidas, a equipe será despontuada. Boa sorte!

PROVA 01 – QUESTIONÁRIO (10 PONTOS POR RESPOSTA CORRETA):
Obs. Escolham um membro da equipe para não participar desta prova para preparar-se à prova seguinte.

1. Mesmo depois de saírem de Jerusalém, por qual razão Néfi voltou 2 vezes à cidade a pedido de seu pai Leí?
R: Para buscar as placas de ouro. (1 Néfi 3:7, 6:3)

2. A qual tribo Leí pertencia?
R: Manassés (Alma 10:3)

3. Quem Néfi matou para conseguir as placas de ouro?
R: Labão (1 Néfi 3:4)

4. Quem foram os 2 irmãos de Néfi que nasceram no deserto?
R: Jacó e José (1 Néfi 18:7)

5. Para quem Néfi entregou as placas antes de morrer?
R: Jacó (Jacó 1:1)

6. Escreva nome de pelo menos 8 personagens que fazem parte da história da viagem à terra prometida.
R: Leí, Saria, Lamã, Lemuel, Néfi, Sam, José, Jacó, Zorã, Labão, Ismael, etc.

7. Quando Néfi sai em busca de alimento, ele quebra um objeto. Que objeto era este?
R: Um arco de aço puro (1 Néfi 16:18)

8. Para serem guiados no deserto durante sua viagem, Leí encontrou na porta de sua tenda um objeto chamado “Liahona”. O que era este objeto?
R: Um tipo de bússola, uma esfera trabalhada com duas agulhas, que indicavam o caminho a seguir (1 Néfi 18:10)

9.Néfi escreve seu registro “na língua de seu pai”. Que língua era essa?
R: Egípcio (1 Néfi 1:2)

10. Uma das escrituras mais conhecidas é 1 Néfi 3:7. Escreva esta escritura de forma COMPLETA (se 3 palavras ou menos forem esquecidas, a resposta será considerada).

E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu airei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá bordensaos filhos dos homens sem antes cpreparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.

========

TEMA 2: Após saírem ao deserto, Néfi e seus irmão atendem o pedido de seu pai de retornarem a cidade para buscar sua genealogia nas placas de latão. Após muitos desafios, eles conseguem cumprir sua missão com a ajuda do Senhor, e também convidam Ismael e suas filhas a partirem para o deserto com eles rumo a terra prometida. Porém, Lamã, Lemuel e alguns filhos de Ismael se revoltaram com Néfi e seu pai desta decisão. O que aconteceu com Néfi depois disso (1 Néfi 7:15-18)?

Resposta Tema: Foi amarrado para ser devorado pelos animais do deserto, mas o Senhor desatou suas cordas.

PROVA 2 (30 pontos): Néfi foi amarrado para ser devorado e morto no deserto, mas o Senhor ouviu sua oração e desatou suas amarras. Um membro da equipe será Néfi e vocês serão as mãos do Senhor. Vocês deverão DESAMARRÁ-LO sem ajuda de tesouras ou objetos cortantes.

========

TEMA 3: Ao continuar sua viagem, Leí recebe uma grande revelação, que Néfi posteriormente deseja também conhecer assim como seu pai. O que Leí recebe do Senhor (1 Néfi 1:8)?

R: O sonho de Leí (a visão da árvore da vida)

PROVA 3: A visão da árvore da vida é de grande importância e possui diversos elementos importantes. Faça um desenho desta visão colocando os símbolos com legenda de cada elemento do sonho (10 pontos por cada item lembrado).

========

TEMA 4: Ao continuar sua jornada pelo deserto, eles desconheciam o rumo certo a Seguir, e por isso o Senhor provê um meio de eles se orientarem corretamente (1 Néfi 16).

R: Usando a Liahona

PROVA 4: O Senhor enviou a tenda de Leí a Liahona, um tipo de bússola para orientá-los a direção a seguir pela sua fé. Vocês receberão uma bússola e deverão usá-la de acordo com as coordenadas dadas para encontrar 3 objetos relacionados a equipe, saindo do ponto inicial determinado, sempre de onde o objeto foi encontrado. Somente após encontrar os 3 objetos a prova está concluída (20 pontos por cada objeto encontrado).

========

TEMA 5: Para seguir viagem, após ganharem a Liahona, Néfi recebe um grande desafio do Senhor a fim de seguir a terra prometida. O que Néfi recebeu de desafio do Senhor?

R: Construir um navio para a atravessar o mar.

PROVA 5: Assim como Néfi, a equipe deverá construir um navio para atravessar as águas, que serão um determinado ponto da piscina de ponta a ponta. Todos os objetos fornecidos pelo líder DEVERÃO ser usados para a construção, e objetos encontrados ao redor ou pessoais também poderão ser usados, desde que NÃO sejam objetos dados ou de uso pela liderança. O navio deverá atravessar o mar sem ser encostado com as mãos, mas pode ser empurrado ou levado com a ajuda de outros objetos (50 pontos para conclusão total da prova).

========

PROVA 6: Parabéns! Após enfrentar tempestades e tantos desafios, vocês chegaram a Terra Prometida (1 Néfi 18). Néfi registra toda esta história de seu povo e relembra os fatos que aconteceram. Também relembraremos de pessoas, objetos e locais importantes que deverão ser descobertos através de mímica em que todos os membros da equipe devem revezar para fazer. Cada mímica terá no máximo 1 min para ser concluída (10 pontos por acerto).

Palavras: Placas de latão, Lemuel, Terra Prometida, Arco de Madeira, Jerusalém, Deserto, Leí, fruto, Liahona, visão, Ismael, Zedequias.

4 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a ideia... Com os devidos créditos, postei no nosso blog da ala, tudo bem?!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua ideis!! Aonde vc achou o chaveiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei em uma loja de artigos diversos de coisas da China, tipo 1,99. Aqui em Curitiba a loja se chama Casa Leão.

      Excluir

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ideia para gincana: Rumo a Terra Prometida

Esta atividade preparamos, digo presidentes de rapazes e moças da minha ala, para a conferência de jovens da nossa estaca que foi no carnaval. É claro, foi a maior loucura, algumas confusões (como toda gincana com provas) mas, deu certo. A ideia foi contar um pouco sobre a história de Leí, com foco de que ele saiu de Jerusalém uma cidade iníqua na época, para a Terra Prometida, um local mais santo.

Infelizmente, fiquei coordenando a atividade e faltaram as fotos, mas, todo roteiro está aí:

A gincana se chama “Rumo a Terra Prometida”. São 6 provas realizadas ao mesmo tempo por todas as equipes, e cada equipe deverá ter um líder responsável, onde ele irá instruir as tarefas, tirar dúvidas e verificar se eles estão seguindo as regras.

Não poderão ser usadas as escrituras, e cada prova terá uma duração máxima de 10 min, que, caso a equipe complete antes, eles podem acumular tempo para a prova seguinte, mas caso termine o tempo, eles devem deixar como está e seguir à próxima prova.

As provas seguirão esta ordem:

01 - Quiz da história de Leí - questionário para a equipe responder
Providências: questionários impressos (no modelo mais abaixo, é só tirar as respostas) e canetas;

02 - O sonho de Leí - A equipe deverá fazer um desenho com legendas, com a maior quantidade de símbolos do sonho de Leí, ganharão pontos cada símbolo lembrado, assim como o melhor desenho será votado pela liderança.
Providências: Cartolina e pincel atômico;

03 - Néfi é amarrado por seus irmão no deserto - Neste momento Néfi pede ajuda ao Senhor, que desata os nós feitos por seus irmãos. Um dos membros da equipe será amarrado e a equipe será as mãos do Senhor e deverá desamarrá-lo o mais rápido possível. Obs. O objetivo da prova não a pessoa se soltar, mas desamarrar os nós, se for feito diferente, a equipe não ganha a pontuação.
Providências: Barbante ou Corda (pode ser tipo sisal, a mais barata e que machuque pouco, não se deve apertar a pessoa para não machucar, afinal se eles cortarem a corda, a equipe perda a prova);

04 - O aparecimento da Liahona - quando a Liahona surge no deserto, ela se torna um instrumento de orientação, uma bússola rumo a terra prometida. A prova será usar as coordenadas de uma bússola para encontrar 3 fitas com as cores das equipes para seguirem a prova.
Providências: 6 bússolas simples (se indicar apenas os 4 pontos cardeais, é suficiente). Comprei estes chaveiros com preço de R$ 2,00.



05 - A construção do barco para a viagem - Néfi recebe uma revelação de construir um barco para levar sua família à Terra Prometida. A equipe deverá construir um barco e este deverá atravessar a piscina de uma a outra borda, que representa o oceano por onde sua família passou.
Providências: Palitos de sorvete e/ou churrasco, barbante, canudos e bexigas. Se eles tiverem objetos nos quartos que ajudem na montagem, eles poderão usá-los, mas nenhum líder poderá fornecer materiais (isso inclui os líderes das alas).

06 - Chegada à Terra Prometida - Após toda a jornada, podemos lembrar de toda história registrada por Néfi desta viagem. A equipe tem o desafio de adivinhar momentos desta história através de mímica de pessoas, lugares e objetos relacionados ao contexto, que incluem não só momentos considerados nas provas, mas outras passagens das escrituras também.
Providências: sem providências extras;

Eis o roteiro da atividade:


RUMO À TERRA PROMETIDA – A HISTÓRIA DE LEÍ

Esta gincana testará seus conhecimentos e habilidades referentes a História de Leí, que foi um homem fiel e obediente ao Senhor, e por isso, ele, que estava em Jerusalém, uma terra que vivia um momento de grande iniquidade e sem santidade, aceitou a revelação da dada pelo Senhor de partir em viagem à uma nova terra prometida, um lugar mais santo para sua família.

A primeira prova será um este questionário com diversos fatos de toda a história. As demais provas terão sempre um tema, seguindo a ordem cronológica da história, que se descoberto pela equipe, darão 20 pontos extras, e logo em seguida, a prova com sua determinada pontuação. Cada prova poderá ter NO MÁXIMO a duração de 10 min. Caso a equipe não complete a prova, ela passará à etapa seguinte. Caso ela conclua antes do tempo determinado, ela acumulará este tempo à próxima prova, até a finalização. A equipe que encerrar primeiro também ganhará 30 pontos extras por concluir rapidamente o trajeto. NÃO é permitido usar as escrituras e caso as regras de cada prova não sejam seguidas, a equipe será despontuada. Boa sorte!

PROVA 01 – QUESTIONÁRIO (10 PONTOS POR RESPOSTA CORRETA):
Obs. Escolham um membro da equipe para não participar desta prova para preparar-se à prova seguinte.

1. Mesmo depois de saírem de Jerusalém, por qual razão Néfi voltou 2 vezes à cidade a pedido de seu pai Leí?
R: Para buscar as placas de ouro. (1 Néfi 3:7, 6:3)

2. A qual tribo Leí pertencia?
R: Manassés (Alma 10:3)

3. Quem Néfi matou para conseguir as placas de ouro?
R: Labão (1 Néfi 3:4)

4. Quem foram os 2 irmãos de Néfi que nasceram no deserto?
R: Jacó e José (1 Néfi 18:7)

5. Para quem Néfi entregou as placas antes de morrer?
R: Jacó (Jacó 1:1)

6. Escreva nome de pelo menos 8 personagens que fazem parte da história da viagem à terra prometida.
R: Leí, Saria, Lamã, Lemuel, Néfi, Sam, José, Jacó, Zorã, Labão, Ismael, etc.

7. Quando Néfi sai em busca de alimento, ele quebra um objeto. Que objeto era este?
R: Um arco de aço puro (1 Néfi 16:18)

8. Para serem guiados no deserto durante sua viagem, Leí encontrou na porta de sua tenda um objeto chamado “Liahona”. O que era este objeto?
R: Um tipo de bússola, uma esfera trabalhada com duas agulhas, que indicavam o caminho a seguir (1 Néfi 18:10)

9.Néfi escreve seu registro “na língua de seu pai”. Que língua era essa?
R: Egípcio (1 Néfi 1:2)

10. Uma das escrituras mais conhecidas é 1 Néfi 3:7. Escreva esta escritura de forma COMPLETA (se 3 palavras ou menos forem esquecidas, a resposta será considerada).

E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu airei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá bordensaos filhos dos homens sem antes cpreparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.

========

TEMA 2: Após saírem ao deserto, Néfi e seus irmão atendem o pedido de seu pai de retornarem a cidade para buscar sua genealogia nas placas de latão. Após muitos desafios, eles conseguem cumprir sua missão com a ajuda do Senhor, e também convidam Ismael e suas filhas a partirem para o deserto com eles rumo a terra prometida. Porém, Lamã, Lemuel e alguns filhos de Ismael se revoltaram com Néfi e seu pai desta decisão. O que aconteceu com Néfi depois disso (1 Néfi 7:15-18)?

Resposta Tema: Foi amarrado para ser devorado pelos animais do deserto, mas o Senhor desatou suas cordas.

PROVA 2 (30 pontos): Néfi foi amarrado para ser devorado e morto no deserto, mas o Senhor ouviu sua oração e desatou suas amarras. Um membro da equipe será Néfi e vocês serão as mãos do Senhor. Vocês deverão DESAMARRÁ-LO sem ajuda de tesouras ou objetos cortantes.

========

TEMA 3: Ao continuar sua viagem, Leí recebe uma grande revelação, que Néfi posteriormente deseja também conhecer assim como seu pai. O que Leí recebe do Senhor (1 Néfi 1:8)?

R: O sonho de Leí (a visão da árvore da vida)

PROVA 3: A visão da árvore da vida é de grande importância e possui diversos elementos importantes. Faça um desenho desta visão colocando os símbolos com legenda de cada elemento do sonho (10 pontos por cada item lembrado).

========

TEMA 4: Ao continuar sua jornada pelo deserto, eles desconheciam o rumo certo a Seguir, e por isso o Senhor provê um meio de eles se orientarem corretamente (1 Néfi 16).

R: Usando a Liahona

PROVA 4: O Senhor enviou a tenda de Leí a Liahona, um tipo de bússola para orientá-los a direção a seguir pela sua fé. Vocês receberão uma bússola e deverão usá-la de acordo com as coordenadas dadas para encontrar 3 objetos relacionados a equipe, saindo do ponto inicial determinado, sempre de onde o objeto foi encontrado. Somente após encontrar os 3 objetos a prova está concluída (20 pontos por cada objeto encontrado).

========

TEMA 5: Para seguir viagem, após ganharem a Liahona, Néfi recebe um grande desafio do Senhor a fim de seguir a terra prometida. O que Néfi recebeu de desafio do Senhor?

R: Construir um navio para a atravessar o mar.

PROVA 5: Assim como Néfi, a equipe deverá construir um navio para atravessar as águas, que serão um determinado ponto da piscina de ponta a ponta. Todos os objetos fornecidos pelo líder DEVERÃO ser usados para a construção, e objetos encontrados ao redor ou pessoais também poderão ser usados, desde que NÃO sejam objetos dados ou de uso pela liderança. O navio deverá atravessar o mar sem ser encostado com as mãos, mas pode ser empurrado ou levado com a ajuda de outros objetos (50 pontos para conclusão total da prova).

========

PROVA 6: Parabéns! Após enfrentar tempestades e tantos desafios, vocês chegaram a Terra Prometida (1 Néfi 18). Néfi registra toda esta história de seu povo e relembra os fatos que aconteceram. Também relembraremos de pessoas, objetos e locais importantes que deverão ser descobertos através de mímica em que todos os membros da equipe devem revezar para fazer. Cada mímica terá no máximo 1 min para ser concluída (10 pontos por acerto).

Palavras: Placas de latão, Lemuel, Terra Prometida, Arco de Madeira, Jerusalém, Deserto, Leí, fruto, Liahona, visão, Ismael, Zedequias.

4 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a ideia... Com os devidos créditos, postei no nosso blog da ala, tudo bem?!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua ideis!! Aonde vc achou o chaveiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei em uma loja de artigos diversos de coisas da China, tipo 1,99. Aqui em Curitiba a loja se chama Casa Leão.

      Excluir